domingo, 21 de novembro de 2010

Laboratório de Histologia... Muito trabalho por lá!


Oi lindinhos e lindinhas... Tudo bem?

Gostaríamos de compartilhar mais uma novidade com vocês... :D

Nos reunimos em um sábado e acompanhados pelo professor Carlos Araújo, fomos visitar o laboratório de Histologia, a fim de se conhecer a metodologia de confecção de uma lâmina. Acredito que, como a maioria dos colegas, ficamos surpresas e admiradas em conhecer as técnicas para tal, em que são feitas em várias etapas (várias mesmo!), um processo bem demorado e trabalhoso, diga-se de passagem. Ainda sem alguns recursos materiais necessários, os profissionais designados para este trabalho se desdobram e se dedicam para realizarem brilhantemente suas tarefas. Fotografamos algumas dessas etapas para que possam ver e, ainda, para incitar a curiosidade de quem não conhece o laboratório e não imagina como é difícil confeccionar uma lâmina.


OBS: Bom, como não tenho muita experiência em trabahar com este instrumento cibernético, coloquei as fotos em ordem inversa e, por isso, vou fazer uma legenda de cima para baixo, ok? Desculpem-me ;)

Beijocas e ... fiquem atentos!


6- O material no micrótomo que, após cortado deve ser colocado em banho maria. Em seguida deve ser coletado em uma lâmina de vidro e em seguida deve ser seca em temperatura de 60 a 70°C, por aproximadamente, duas horas. Por fim, é só fazer a coloração da lâmina.

5- O embrião de uma galinha, sendo cortado em uma espessura muito fina, que varia em média de 4 a 6 micrômetros.

4- Material no micrótomo pronto para ser cortado.

3- Material incluso na parafina.

2- Vemos alguns tecidos fixados em parafina, pronto para os cortes no micrótomo.

1- Nessa foto vemos a Jucélia, em pé, a responsável pelo laboratório, e ao fundo, o professor Carlos.


Povooo, vocês sabiam que lâminas como essas que aprendemos a fazer com a Jucélia, também ser usadas em um estereomicroscópio? Sim, é possível usa-las na lupa! Quando se fala em lâminas permanentes já vem na cabeça microscópio óptico! Mas não deveria ser desta forma! Pois, assim como o microscópio óptico, o estereomicroscópio também pode ser usado como instrumento   para visualização de material fixado em lâminas! A única coisa que vai mudar é o poder de resolução! Se a imagem que você quer ver não for muito pequena vale a pena utilizar o estereomicroscópio!

By: Deize

Um comentário:

  1. Gente, realmente fiquei fã da Jucélia.. e aprendi a valorizar ainda mais as lâminas.. E vocês, o que acharam?

    ResponderExcluir