domingo, 28 de novembro de 2010

Visita ao laboratório de Microscopia Eletrônica... Brilhante!!!


O professor Carlos Araújo nos concedeu o prazer de conhecer o laboratório de microscopia eletrônica da universidade. O responsável pelo local, João, nos mostrou o aparelho bem como nos explicou quais são os mecanismos para funcionamento, manutenção e manuseamento do mesmo.
Em função do alto custo do aparelho, de falta de profissionais habilitados para o manuseio do mesmo, muitas universidade e centros de analises e pesquisas não possuem este aparelho, por isso o laboratório da universidade é extremamente funcional e analisa materiais para vários lugares.
Ao contrário do microscópio óptico que utiliza fótons, o microscópio eletrônico utiliza eixe de elétrons para visualização do material. O limite de resolução deste microscópio gira em torno de 40 mil vezes melhor que a resolução do microscópio óptico, e em relação ao olho humano pode ser 2 MILHÕES DE VEZES MELHOR!!! Sim, 2 milhões de vezes...

Curiosidade...
 Em 1931, na Alemanha, Knoll e Ruska desenvolveram o primeiro microscópio eletrônico, com base no experimento de Bush (1926) que provou que era possível focalizar um feixe de elétrons utilizando uma lente eletromagnética circular.  Em 1938 a Siemens Corporation construiu o primeiro modelo comercial do MET, o qual exerceu, em meados do século XX, uma imensa influência sobre a biologia e a ciência, ao permitir estudos  das ultra-estruturas dos materiais.

Dica para hoje:
Pessoal!!!!!! Achei uma matéria super interessante o físico russo Ruska que colaborou no desenvolvimento do microscópio eletrônico. Acessem: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1136122,00.html. Muito boa a matéria... Divirtam-se!

Algumas fotos da nossa visita...

Olha o João, a Thamires, o Ângelo (kkkk...) e o nosso "monstro"!!!

O microscópio eletrônico da UFTM


Texto: Eliziane Veríssimo Ferro

Bjoooo galeraa

Galera, vocês conseguem imaginar qual é a diferença entre um estereomicroscópio e um microscópio eletrônico? rsrs... As diferenças já começam no tamanho, o microscópio eletrônico é gigante! Mas a diferença maior está no poder de resolução de ambos! O microscópio eletrônico é muito mais potente do que uma lupa, muito mais caro, precisa de muito mais cuidado, ele é 'mais' em quase tudo! rsrs... Entretanto, pelo fato de um microscópio eletrônico ser 'mais', isso não quer dizer que ele é mais importante do que um estereomicroscópio! Eles são usados para finalidades diferentes! Portanto, não se esqueçam... uma lupa por mais simples que ela possa ser, ela é MUITO importante para a ciência!

O que vocês acham???

By: Deize

Nenhum comentário:

Postar um comentário