domingo, 12 de dezembro de 2010

As utilizações do estereomicroscópio na Anatomia Vegetal

Olá pessoal, hoje vou falar um pouco sobre as utilizações do estereomicroscópio na Anatomia Vegetal. Bom, que o estereomicroscópio é importante todo mundo já sabe né! Mas tenho certeza que vocês não sabem como este aparelho é usado dentro da Anatomia Vegetal! ;)

O estereomicroscópio com zoom é utilizado para trabalhos com embriões não só na botânica mas também na zoologia, medicina e biotecnologia. Além disso, é usado para observar a morfologia de QUALQUER estrutura com um tamanho que esteja dentro do poder de resolução do mesmo. Um exemplo, é o estudo da morfologia dos vários tipos florais e de inflorescências em material fresco.

Podemos citar  também o estudo  do caule, raiz, folha, semente, fruto... São várias as estruturas dentro desses complexos (caule, raiz, folha, semente, fruto) que podem ser observadas com o auxílio do estereomicroscópio como algumas nervuras das folhas.

Geralmente, o sistema de zoom de um estereomicroscópio tem a capacidade de aumento padrão - STANDARD - sem necessidade de refocalização entre 0,67 e 4,5x, selecionáveis por 2 botões horizontais. Possui escala indicativa de aumento desejado. Portanto, é possível observar diversos componentes dentro da anatomia vegetal.

Em geral, o estereomicroscópio é usado para a visualização da morfologia de uma estrutura. Ele pode ser usado não só para o estudo, mas, também para a identificação de um espécie. O aparelho é a base da maioria dos estudos pois, ele é o ínício e o encaminhamento para importantes observações sobre o material estudado dentro da Anatomia Vegetal.

Um comentário:

  1. Oii deize, gostei muito do texto...
    Esse aparelhinho realmente é muito interessante!
    Parabensss viu?!
    bjusss

    ResponderExcluir