domingo, 12 de dezembro de 2010

Aplicação de modelos didáticos no ensino de Ciências. Vale a pena?

O artigo abaixo fala sobre uma proposta de aplicação de modelos no ensino de Cências usando exemplos das tecnologias disponíveis e mostrando como tais recursos podem potencializar o ensino.

IMAGENS 3D VIRTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONSTRUÇÕES DE UM MODELO ANALÓGICO DO OLHO HUMANO EM APLICATIVO MULTIMÍDIA
Welerson R. MORAIS (CEFET-MG)
Ronaldo L. NAGEM (CEFET-MG)


O artigo, inicialmente, faz uma reflexão acerca da produção e reprodução de imagens nas várias esferas do contexto social e histórico e, mais tarde, do uso das imagens nas escolas, utilizadas nas várias representações dos fenômenos da natureza. Visto isso, as técnicas, os recursos para a disseminação dessas imagens bem como a leitura das mesmas se dão de acordo com o período histórico em que estão situadas.
Os modelos didáticos (imagens) usados em livros buscam representar com mais proximidade possível os modelos científicos, além de uma melhor visualização dos conteúdos. São citados neste trabalho outros modelos, considerados modelos externos, como vídeos ou computador, por exemplo, além dos modelos internos, que abrange todas as representações que um indivíduo pode possuir em sua mente.
“Para Nuñes & Lima (2005) um modelo didático tem por objetivo facilitar o entendimento de conceitos científicos complexos”, ou seja, tem a finalidade de, juntamente com a modelagem feita pelo aluno, mudar um conceito para uma forma mais compreensível.
No trabalho é ressaltado que com uso de novas tecnologias, como o computador, por exemplo, é possível criar, reproduzir, modelar e manipular imagens em duas e três dimensões. Partindo dessa discussão do denominado ambiente virtual, em que são criados os modelos em computadores, os autores propuseram seu trabalho: fazer uma pesquisa comparativa, usando aplicativo multimídia, textos e imagens 3D do olho humano. Quanto ao resultado, observou-se uma melhora no aprendizado dos participantes superior proporcionado pelo olho 3D em relação aos materiais impressos. O resultado influenciou, ainda, na reconstrução do aplicativo, aprimorando-o e o tornando mais interativo.

4 comentários:

  1. Bom, como já comentei em alguns blogs, esse artigo só reforça a idéia de usar os tantos recursos tecnológicos em prol do aprendizado, ou seja, reverter o interesse dos alunos nessas modalidades em prol do ensino. Isso desperta o interesse dos mesmos e colabora, além de tudo, para facilitar a compreensão de conteúdos científicos (por vezes complexos) e ampliando a "visualização" dos conceitos.

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  2. Bom, eu sou um exemplo de pessoa que só aprendo vendo!! Esse tipo de didática é excelente para pessoas como eu! É muito importante esse modelo estar presentes em todas as instituições de ensino! Assim ninguém é excluído da aprendizagem!

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  3. Eu penso que estes novos modelos didáticos irão potencializar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, pois aumenta a capacidade de compreensão dos alunos. Por isso seria maravilhoso se todas as escolas pudessem ter acesso a esses recursos.

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