DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O
Antônio E. M. Pertence1, Daniel M. C. Santos2 e Helton Vilela Jardim3 (Universidade Federal de Minas Gerais-
O artigo citado acima vem reafirmar a importância do uso de modelos didáticos nos mais diversos contextos. O trabalho se trata especificamente da importância dos modelos tridimensionais para a engenharia, abordando o ensino de desenho mecânico, já que para a engenharia é necessário o mínimo de habilidade no que se refere a noções espaciais.
Os autores discorrem sobre a imprescindibilidade da interpretação geométrica. O exercício de interpretar geometricamente consiste em reconstruir a imagem em nossa imaginação, criar na mente “um modelo vívido e consistente”. Quanto à capacidade de efetivar tal interpretação denomina-se inteligência espacial, composta por algumas habilidades.
Fala-se, ainda, sobre o desenvolvimento da percepção tridimensional, sobre algumas técnicas de observação interpretativa, principalmente da utilização dos sentidos como a visão e o tato, por exemplo.
Em relação ao desenvolvimento dos modelos didáticos foram citados dois modos de construção de modelos: extrusão de um perfil, inviável em alguns casos, e manipulação de sólidos elementares, procedimento mais utilizado. O segundo processo é base para o programa “3DForm”, em que objetos tridimensionais virtuais são criados. A metodologia de fabricação é embasada nos princípios da prototipagem rápida por processo de usinagem, ao qual consiste no fatiamento de modelos virtuais que resulta na fabricação de um protótipo.
Por fim, ressalta-se a importância do uso dos modelos didáticos. No caso, observou-se o sucesso dos modelos construídos utilizando o método de prototipagem rápida por usinagem bem como a boa aceitação do programa “3DForm” por parte dos discentes e, sobretudo, a influência que os mesmos exerceram para o aprendizado de desenho mecânico e para o ensino de Engenharia Mecânica.
Torna-se perceptível que o uso de modelos didáticos podem ser aplicados nas mais diversas circunstâncias, em todas as disciplinas, para explorar os mais variados conteúdos, mas com a mesma finalidade, facilitar o aprendizado através de uma compreensão diferente de um conteúdo por meio da aplicação de um recurso alternativo.
ResponderExcluirMais uma vez, um modelo didático interessante para pessoas que só aprendem vendo!
ResponderExcluir