O post a seguir refere-se à síntese de mais um artigo com a temática já mencionada- modelos didáticos. Nesse último artigo é feita uma abordagem sobre o uso desses modelos no ensino de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio. O artigo foi escrito por alunos do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL-MG) e, ainda, por integrantes do Departamento de Ciências Biológicas da mesma universidade.
PLANEJAMENTO, MONTAGEM E APLICAÇÃO DE
MODELOS DIDÁTICOS PARA ABORDAGEM DE
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR NO ENSINO
MÉDIO POR GRADUANDOS DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
Tereza Cristina Orlando, Adriene Ribeiro Lima, Ariadne Mendes da Silva, Carolina NakauFuzissaki, Cíntia Lacerda Ramos, Daisy Machado, Fabrício Freitas Fernandes ,Júlio César C. Lorenzi , Marisa Aparecida de Lima, Sueli Gardim, Valéria Cintra Barbosa , Thales de A. e Tréz .
Segundo o artigo, fatores como o caráter microscópico das estruturas estudadas em Biologia Celular e Molecular bem como a falta de recursos físicos e materiais em muitas escolas, como a falta de laboratórios adequados e bem equipados, por exemplo, comprometem o processo de aprendizagem. Para mudar esse cenário precário no sistema educacional, os autores propõem um laboratório equipado com modelos didáticos para a melhor visualização dessas estruturas, na ausência de materiais de custo elevado, como o microscópio.
O uso de modelos permite a criação de modelos coloridos, tridimensionais, alto relevo, entre outros, a fim de facilitar a visualização, a manipulação do material, além de promover a compreensão de um conteúdo científico.
O projeto teve, portanto, o objetivo de confeccionar modelos para auxiliar no aprendizado em Biologia e avaliar o uso dos mesmos pelos graduandos e pelos alunos da rede pública de ensino.
Em um semestre de trabalho sete modelos foram criados: tabuleiro da célula, membrana plasmática, mitocôndria, núcleo, modelo de transcrição, modelo de tradução e modelo da célula em papel higiênico. No artigo segue a metodologia e os materiais necessários para a confecção de cada modelo.
Por fim, os resultados foram considerados satisfatórios, já que a inserção do uso de modelos no cotidiano dos alunos influenciou na melhora da capacidade assimilativa, associativa e de memorização do conteúdo pelos estudantes, além de despertar o interesse dos alunos em relação adisciplina, já que os modelos são atraentes e instigam a curiosidade dos alunos. A aplicação desses modelos contribuiu significativamente para a melhora no aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário